História do Beagle Canil Pedra de Guaratiba
ARTIGOS - CAMPEÕES - FILHOTES - GALERIA - NOSSA HISTÓRIA - HOME - MAPA CANIL - PADRÃO FCI - PLANTEL

CONTATO: canilpguaratiba@gmail.com
(21) 3155-8375

Canil Pedra de Guaratiba Artigos

Blog Canil Pedra de Guaratiba

Blog Twitter Facebook

História Raça Beagle
Canil Pedra de Guaratiba

CONTATO: canil@canilpguaratiba.com (21) 3155-8375

O cão e um animal vertebrado, mamífero, que pertence a ordem dos carnívoros, se encontra na família dos canídeos, na qual está a espécie Canis Familiaris, descendentes dos lobos e chacais domesticados pelos povos primevos da terra, e já existia nas habitações lacustres da idade da pedra.

Há quem afirme que a raça teria se originado na Grécia por volta do século IV A.C., onde um grego chamado Xanofonte descrevia em um tratado sobre caçadas, matilhas de pequenos cães dotados de excelente faro e conhecidos também pelo hábito de emitir sons parecidos com uivos. Daí o nome Beagle, originário da palavra francesa beguele, que significa "abrir inteiramente a garganta". Posteriormente por volta do século XIII estes cães teriam sido levados para Inglaterra , França e Roma.

Para outros autores, a raça já existia na Grã-Bretanha antes da época dos romanos e por volta de 1570 eram os cães prediletos dos caçadores da corte da rainha Elizabete I. Mas, foi apenas em meados do século XIX que um senhor e nome Parson Honewood conseguiu acasalar dois bons exemplares dando origem a raça atual.

Em nossos dias a raça ganhou até um representante ilustre, como o simpático e espirituoso cão do personagem infantil Charlie Brown, o "Snoopy". Segundo o autor Snoopy foi criado para reunir o carisma de um cãozinho beagle com a imaginação e travessura de uma criança.

Atualmente existem dois Padrões em relação a raça, um desenvolvido pelo AKC (American Kennel Club/ USA) onde a mesma é dividida em duas variedades 13 e 15 polegadas. O outro e o que utilizamos em nosso país que é o Padrão FCI (Federação Cinológica Internacional), desenvolvido pelo país de origem da raça a Grã-Bretanha.

    Referências Bibliográficas:
    Gygas, Theo. O Cão em Nossa Casa. São Paulo, Discubra, 1958-Edição 35º.
    Scanziani, Piero. Cães Raças do Mundo Inteiro. rio Gráfica.
    Dog Mania, Direção. Revista Dog Mania. Editor Geral, 1998-Edição nº1.
    Santos,Eurico. Manual do Amador de Cães. Belo Horizonte, Itatiaia Limitada, 1989-Edição 8º.

Desde 1990! Ligue e confira:(21)3155-8375. Pedra de Guaratiba - Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

CONTATO: canil@canilpguaratiba.com